quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gestão Democrática

A efetivação da gestão democrática é fruto da mobilização dos trabalhadores em educação,das comunidades escolares e local.
Isso implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar,pela implantação de processo colegiado na escola.
A gestão escolar é uma forma de organizar o trabalho pedagógico,que implica visibilidade de objetivos e metas dentro da instituição escolar.
Implica gestão colegiada de recursos materiais e humanos,planejamento de suas atividades,distribuição de funções e atribuições na relação interpessoal de trabalho e partilha do poder.
Diz respeito a todos os aspectos da gestão colegiada e participativa da escola e na democratização de tomada de decisões.
A democratização acelera o aprendizado e a vivência do exercício da coletividade,tratando de um processo coletivo,considerando a realidade de cada sistema Distrital,Municipal ou Estadual de cada escola.
Importante entender que esse processo não se concretiza por decreto,portaria ou resolução,mas deve ser resultado da concepção de gestão e capacidade de participação dos diferentes segmentos em explicitar princípios para o bem comum.
A construção coletiva do projeto pedagógico envolve professores,estudantes,funcionários,pais,e comunidade,todos visando compreender a cultura da escola e seus processos.
Nesse sentido,a gestão democrática,contribui para ajudar as instituições e as práticas sociais,efetivando novos processos de organização e gestão.
As eleições diretas para diretores,historicamente,tem sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais,incluindo os trabalhadores da Educação,em seus sindicatos.
O processo de eleições variam muito nos estados e municípios que o adotam.
Aqui em Goiânia-Go, a eleição é feita com a participação dos professores,estudantes e pais,tudo bem transparente,com data,horário,local,regras de propaganda e debates.
Já em outros locais próximos a comissão eleitoral se incumbe de regulamentar as diferentes etapas da eleição. E em outros estados como São Paulo,a escolha dos diretores é através de concursos públicos. O interessante é conscientizar que a eleição não é a solução para todos os problemas,e sim o caminho para uma organização mais justa e democrática. Devemos ter cuidado de não transpor para a escola o vício de eleições gerais como voto de "cabresto" e a troca de favores.
Em síntese,diríamos que o processo de democratização da escola começando pelos diretores,tem contribuído para se repensar a gestão escolar e o papel do diretor e do conselho escolar. A democratização da gestão por meios do fortalecimento dos mecanismos de participação da escola, e em especial do conselho escolar e a escolha de diretores pode-se apresentar como uma alternativa criativa para envolver os diferentes segmentos das comunidades local e escolar nas questões e problemas vivenciados pela escola.

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