sexta-feira, 7 de junho de 2013

DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO NA
ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR JOSÉ SARNEY
(CACIMBA DE DENTRO – PB)
Dalvaneide Confessor de Sousa
Pós-graduando lato sensu em Gestão Pública Municipal - UFPB
Prof.Dr. Roberto Veras de Oliveira
Professor do Departamento de Ciências Sociais- UFPB

O tema proposto para este trabalho refere-se a um estudo sobre a Gestão Democrática Escolar
e os desafios pertinentes a este modelo de gestão, constituindo-se, sobretudo, em um modelo
que busca a participação coletiva. De maneira particular, o projeto de pesquisa que
fundamentou a construção deste artigo evocou ao estudo da Gestão Democrática no Ensino
Fundamental enquanto atribuição do Poder Público Municipal e tendo como base a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), onde a mesma abre a possibilidade para a
participação da comunidade na gestão escolar. O presente trabalho se constitui em um
levantamento conceitual da temática acima descrita, com base no processo de democratização
da escola no Brasil, na identificação dos desafios encontrados no âmbito da Gestão Escolar
Democrática, através da percepção de que há iniciativas no sentido de ampliar os processos da
Gestão Democrática. A partir de um estudo de caso, na Escola Municipal do Ensino
Fundamental Senador José Sarney, Cacimba de Dentro – PB, o presente estudo considera o
ponto de vista dos diversos segmentos da comunidade escolar, observando se o esforço de
democratização da gestão escolar, os desafios, limites e contradições desse processo.

http://www.youtube.com/watch?v=oDlDhkNOGNI 

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